Logo

Penitência na Quaresma? Devo fazer os 40 Dias?


“Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus”.  
(Mateus 4,17)


A Quaresma é o Tempo Litúrgico de 40 dias de preparação para a festa da Páscoa (Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo).

Aí você pergunta: como 40 dias se, contando são 46 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa?

Isso porque os Domingos não podem ser dias de penitência, então são excluídos dessa contagem. Cada domingo para nós Católicos é uma pequena Páscoa, “dia em que, por tradição apostólica, celebra-se o mistério pascal” (cânon 1.246 do Código de Direito Canônico), assim sendo, não contamos os domingos entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa da Ressurreição, dando um total de 40 dias. Conte em seu calendário.

De acordo com a Tradição Apostólica, a Quaresma foi instituída pelos próprios Apóstolos. É um tempo em que nos preparamos para celebrar de forma digna a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Os 40 dias da Quaresma nos lembram os 40 anos em que o povo de Israel andou pelo deserto em busca da Terra Prometida (Dt 8,2). Também recordamos os 40 dias em que Jesus ficou no deserto em jejum, se preparando para a sua missão (Mt 4,1-2; Mc 1,12-13; Lc 4,1-2).

 O Catecismo da Igreja Católica ensina que: "esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e à esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias)" (CIC, número 1.438).

É um tempo em que somos chamados de forma mais intensa a renovar a nossa fé.

Nesse período é comum que as pessoas façam abstinência de algo que goste muito, como por exemplo, ficar durante toda a Quaresma sem comer doces. Pra quem ama doces pode ser um sacrifício muito grande e difícil de se cumprir. Porém, esse ato ajuda; e muito; a fortalecer nossa força de vontade. Assim resistindo a "tentação" de nos privarmos de algo que gostamos muito, quando vier sobre nós uma tentação estaremos mais preparados para vence-la.

Caso você se proponha a fazer esse tipo de penitência durante a Quaresma, fazendo abstinência de algo que gosta, deve faze-lo de 2ª a sábado, sendo o domingo livre. Você pode ver que tipo de abstinência seria a mais recomendada à você: ficar se comer algo que gosta (carne, doces, refrigerante, chocolate), ficar sem assistir TV, sem acessar a Internet, em fim, cada pessoa verá o que se enquadra mais na sua vida.

Outro ponto importante dentro da penitência se apresenta no fato de reparar o mal cometido e ter o firme propósito de não tornar a pecar novamente. Algumas religiões ensinam que basta você "aceitar Jesus" para que seus pecados sejam perdoados. Isso é uma heresia que nada tem haver com os ensinamentos de Jesus. Ele ensinou, por exemplo, que as pessoas que roubavam tinham que restituir o que haviam roubado para receber o perdão. Hoje vemos pessoas que roubaram, mataram, estupraram e "aceitaram Jesus" e estas se acham mais "santas" que as demais. Sem falar em casos de mulheres que pousaram nuas em revistas pornográficas, receberam milhões para isso, depois de um tempo "aceitaram Jesus" e tudo está bem, mesmo elas ainda estando desfrutando do dinheiro ganho através desse pecado. Pura hipocrisia.

A verdadeira penitência deve se fazer presente em todos os tempos de nossa vida:

  • Para o passado: o arrependimento
  • Para o presente: a reparação
  • Para o futuro: o propósito de não mais pecar


Espero que essas palavras te ajude a ter uma Quaresma mais santa e mais perto da presença de Deus.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com





Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito legal, explicou de forma clara e objetiva. Gostei :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Edmilson Aparecido, gosto muito de seu trabalho, tenho todos os seus livros. Achei muito bacana você escrever sobre esse assunto. Muitas pessoas não entendem sobre o valor da penitência e você conseguiu explicar de uma forma fácil de compreender, estou compartilhando esse artigo. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  3. procuremos viver a quaresma de forma bem intensa

    ResponderExcluir