“Assim um coração tímido, de pensamentos tolos, não pode resistir ao choque do temor”
(Eclesiástico 22,22)
Era um homem muito piedoso, bondoso e sábio. Caminhando ele encontrou um jovem muito triste e desesperado. O jovem se ajoelhou diante do sábio e começou a implorar: “Me ajude por favor! Eu fui um bandido, fiz muitas coisas erradas na minha vida. Hoje eu não faço nada disso, mudei de vida radicalmente. Porém, devido aos meus erros, perdi o afeto de meus pais, amigos e conhecidos. Ninguém gosta de mim. Isso me deixa muito triste. Sei que o senhor é um homem de grande sabedoria, muito piedoso e pode me ajudar a me reerguer. Por favor, me ajude a sair dessa situação”.
O sábio ao invés de lhe responder, lhe disse: “Estou com sede! Você sabe onde tem água por aqui?”.
O rapaz achou estranho, pois, não esperava que ele falasse isso, mesmo assim respondeu: “Tem um poço aqui perto, só que não tem balde para tirar água. Se o senhor quiser, eu amarro a corda na sua cintura, o desço até o nível da água, o senhor bebe e quando estiver satisfeito me avise para que eu o puxe de volta”.
O sábio concordou, e assim o fizeram, amarraram uma corda na cintura do sábio e o rapaz o desceu até o nível da água. Quando este terminou de beber a água e já estava satisfeito pediu ao rapaz que o puxasse de volta.
O rapaz começou a puxa-lo para tirá-lo do poço, mas a certa altura sentiu que o sábio estava muito pesado, e olha que ele era um rapaz forte e o sábio era bem magrinho. Ele pensou consigo: “O que está acontecendo? Ele não era assim tão pesado.”
Olhando para dentro do poço, viu o sábio agarrado em uma pedra presa na parede, e quanto mais ele puxava, mais o sábio se agarrava a pedra. Ele disse ao monge: “Pare com essa brincadeira boba, solte essa pedra para que eu possa lhe puxar para fora do poço”.
Ele tentou puxa-lo novamente, mas o sábio insistia em se agarrar na pedra. O rapaz mais uma vez, agora com mais raiva disse: “Que brincadeira boba é essa? Solte essa pedra!!!”
O sábio lhe respondeu: “Você é um rapaz forte, porém, mesmo com toda a sua força, você só consegue me erguer se eu permitir soltando essa pedra. O mesmo acontece com você. Você pediu que eu lhe ajudasse a se reerguer, mas você se julga uma pessoa que não vale nada, que não é amado por ninguém. Enquanto você pensar assim, e não se soltar desses sentimentos negativos, ninguém, por mais forte, sábio ou santo que seja vai conseguir te reerguer.”
Devemos nos soltar dos maus pensamentos e dos maus sentimentos para que Deus possa nos reerguer e nos fazer felizes.
Edmilson Aparecido
____________________________________________________________
Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor.
Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com
14 Comentários
Demais! Era justamente o que eu precisava ouvir, obrigada Edmilson Aparecido
ResponderExcluirGostei, muito boa história
ResponderExcluirmuito legal sua abordagem, parabéns Edmilson Aparecido. Vou comprar alguns de seus livros
ResponderExcluirdemais essa meditação, tenho todos os seus livros Edmilson Aparecido. Espero que venha em nossa cidade o mais breve possivel
ResponderExcluirnossa, é demais essas historias que vc escreve, parabéns
ResponderExcluirestava me sentindo desanimada e ao ler essa mensagem já me sinto muito melhor, parabéns!!! e obrigada
ResponderExcluirmuito bem
ResponderExcluirEdmilson Aparecido é show
ResponderExcluirsem palavras, muito bom, maravilhoso
ResponderExcluirBom demais, precisamos de pessoas que escrevam coisas como essas. O mundo precisa.
ResponderExcluirdepois que li esssa meditação compreendi que posso mudar muita coisa em minha vida, obrigada Edmilson Aparecido por partilhar essas coisas tão lindas
ResponderExcluirgostei :)
ResponderExcluirmeus parabéns Edmilson Aparecido, como sempre vc escrevendo aquilo que precisamos
ResponderExcluirShowwwww
ResponderExcluir