» » » » » » É Certo Batizar Crianças?

"Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das suas sandálias, ele voz batizará no Espírito Santo e no fogo"
(Lucas 3,16)




Existem muitas controvérsias na questão do batismo, tudo porque algumas pessoas insistem em semear a confusão na cabeça dos outros.

O culpado de tudo isso é o "Malamém". Você já ouviu falar do "Malamém"?

Vou contar a história: Um certo dia, na escola, a professora perguntou ao Joãozinho: "Joãozinho, me diga o nome de alguém que você considere extremamente perigoso."

O Joãozinho pensou um pouco e respondeu: "O Malamém!"

A professora achou estranha a resposta e perguntou: "Mas que é esse Malamém?"

O Joãozinho foi logo respondendo: "Eu não sei quem ele é, mas deve ser muito perigoso, pois, todas as noites eu escuto minha avó dizendo assim: 'Mas livrai-nos do Malamém"

É claro que já deu pra perceber quem é o Malamém, ele é nada mais nada menos que o diabo. A palavra diabo quer dizer "divisor", assim sendo, todo aquele que semeia a divisão está sendo um instrumento nas mãos do maligno. Ele, o inimigo, usa todas as armas possíveis, até mesmo a Palavra de Deus para dividir as pessoas.

Vemos em Mateus 4,1-11 que Jesus foi conduzido ao deserto onde jejuou 40 dias e 40 noites, lá foi tentado pelo maligno. E qual foi a principal arma do tentador? A Palavra de Deus.

Ele usou trechos bíblicos para tentar a Jesus. Colocou Jesus no ponto mais alto do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus realmente, lança-te abaixo, pois, está escrito: 'Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; te protegerão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé nalguma pedra'" (Salmo 90,11).

Com isso concluímos que o maligno conhece e usa a Palavra de Deus para nos tentar, ou seja, nem todo aquele que anda com a Bíblia embaixo do braço é realmente uma pessoa de Deus e fala realmente em Seu nome. É preciso tomar bastante cuidado.

É comum ouvirmos de nossos irmãos protestantes: "O batismo dos católicos não é válido! Só os adultos que creem podem receber validamente o batismo". Ou ainda: "Jesus foi batizado em idade adulta (30 anos)". Também dizem: "O batismo só é válido por imersão". E ainda: "O batismo é para remir os nossos pecados, e as crianças não tem pecado, por tanto, não precisam de batismo".

Em primeiro lugar, os Evangelhos não falam que Jesus foi batizado por imersão. A palavra batizar, que vem de um termo grego "baptizare", pode ser traduzido por "imergir na água", ou ainda, "lavar", ou "molhar". Provávelmente, Jesus foi batizado como mostram algumas gravuras antigas, ficou com os pés dentro da água, enquanto João Batista usando uma concha lhe jogava água sobre a cabeça.

O próprio João Batista dizia: "Eu vos batizo com água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo" (Lucas 3,16).

Com relação ao batismo de crianças, a Bíblia fala que São Paulo batizou o carcereiro convertido em Filipos, ele e toda a sua família (Atos 16,33). Do mesmo modo, Lídia recebeu o batismo com todos os de sua casa (Atos 16,14-15). Em todos esses casos acredita-se que ao se referi a "família" inclui-se também as crianças pequenas.

 O próprio Jesus afirma a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo, que quem não renascer da água e do espírito santo, não poderá entrar no Reino de Deus" (João 3,3). Essa regra para os primeiros cristãos também valia para as crianças, por isso, Santo Irineu (140-204) escreveu: "Jesus veio salvar a todos os que através deles nasceram de novo de Deus: Os recém-nascidos, os meninos, os jovens e os velhos".

Orígenes (185-255) escreveu: "A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos".

E ainda São Cipriano em 258 escrevia: "Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças".  





Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com





Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página