» » » » Os 10 Mandamentos: 8° Mandamento - “Não levantarás falso testemunho contra teu próximo” (Ex. 20,16)



Qual é a importância do oitavo mandamento?   Como dizem os comentaristas esportivos, “a regra é clara”: quem quer viver bem não levante falso testemunho. Esta formulação nos recorda a situação característica do tribunal, em que é necessário levantar testemunhos para fazer a justiça.

Quem já sofreu uma falsa denúncia, ou se viu despido de seus direitos porque alguém testemunhou falsamente a favor de seu adversário, sabe da gravidade de um ato como esse. O falso testemunho pode destruir a vida do inocente. É um ato de extrema leviandade, comparável a uma agressão física ou até pior que isso.

Mais chocante ainda é o caso de tantos inocentes que, ao longo da história, sofreram injusta pena de morte por causa de testemunhos,  a começar do próprio JESUS (Mc14,55-57).

O problema não é apenas a mentira, mas sim a injustiça que se faz por meio dela. Devemos evitar mentir por brincadeira. Pois quem aprende a mentir por brincadeira, achando que isso não tem nada de mal, pode mais adiante achar “normal” mentir por outros motivos. Mesmo quando não parece haver nada de mal nisso.

Dizer sempre a verdade não implica ter franqueza absoluta o tempo todo. Nem sempre a franqueza é oportuna. Às vezes, é melhor calar e esperar o momento certo de falar. 

Este Mandamento quer promover que o amor à verdade se torne a base do relacionamento entre as pessoas.  É pecar contra este mandamento:  Mentir, difamar, maledicência, intriga, revelar os segredos que nos foram confiados, falar mal dos outros, fazer juízos falsos e precipitados, dar testemunho falso contra o próximo.  

JESUS nos exorta assim: “Dizei somente sim, se é sim: não, se é não.” Mt 5,37.

Este mandamento nos proíbe de caluniar, isto é, falar mentiras sérias que prejudicam a vida das pessoas e da comunidade.  Inventar mentira para tirar proveito é pecado muito grave.




Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com



Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página