» » » » Os 10 Mandamentos: 7° Mandamento – “Não furtarás” (Ex. 20,15)



Este Mandamento ordena fazer bom uso dos bens terrenos e proíbe tudo o que atente contra a justiça em relação com esses bens.  Furtar é “subtrair fraudulentamente; roubar; falsificar; apresentar como seu (aquilo que é de outrem).    É pecar contra o 7° Mandamento”:

Aceitar ou comprar coisas sabendo que são furtadas, causar prejuízo a outrem de propósito, cobrar juros excessivos, usar das leis trabalhistas sem o devido direito ou interpretá-la mau para tirar proveito, subornar e sonegar impostos “Dai a César o que é de César e DEUS o que é de DEUS” Mt22,21.

Ficar com coisas achadas sem procurar o dono, planejar  furto, causar prejuízo de propósito ou por negligência, deixar de pagar dívida,  não reparar  danos causados. Se enquadra neste mandamento, tudo aquilo que deveríamos dar a outrem, por obrigação ou caridade e não fizemos, como por exemplo:  praticar atos de caridade (domingo do quilo) e pagar um justo salário (ex: assinar a carteira de trabalho).

Em relação a este mandamento, JESUS vem nos falar que devemos ser ricos para Ele e não para nós mesmos. (Cf Lc 12,13-21) E, devemos nos lembrar que “somos pó e ao pó retornaremos”, assim sendo, nada levaremos do que ajuntamos na terra.

Este mandamento também nos convida a respeitar as coisas dos outros.  Todos devem trabalhar para conseguirem suas coisas.  Existem várias maneiras de roubar: 

Quem não paga o salário justo para as pessoas. O comerciante que rouba no peso. Aumentar o preço das coisas.  O empregado que não faz o trabalho direito, passa o dia enrolando no trabalho, estragar  coisas que pertencem a todos, por exemplo: quebrar orelhão, jogar lixo na rua.

As faltas cometidas contra o 7º mandamento exigem reparação, isto é, devolver o equivalente ao prejuízo antes de aproximar do Sacerdote para se confessar. Caso não possa fazê-lo pedir orientação ao  confessor  - ver a atitude de Zaqueu em Lc19,8.




Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com



Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página