Letras

Quem Foram os Profetas?




Foram homens corajosos chamados por  DEUS para proclamar a verdade e denunciar o erro. Os profetas bíblicos sempre exerceram uma atração fascinante pela sua coragem de questionar uma situação presente e vislumbrar, assim, um futuro diferente para o seu povo. Tanto isso é verdade que muitos chegam a confundir os profetas com adivinhadores do futuro; outros chegaram a pensar que eles ensinavam coisas absolutamente novas.

Na verdade, porém, os profetas têm aspecto profundamente “conservador”. Mas não se trata de conservadorismo paralisante, que quer preservar a todo custo uma estrutura vigente, criando paredões para que o povo não vitalize a vida do povo. Muito ao contrário: o profeta é “conservador” justamente porque sabe romper essa casca dura que faz ver, pensar e agir de acordo com aqueles que dominam e oprimem.

O profeta é “conservador” no sentido que busca encontrar a verdadeira tradição, aquela que se achava perdida e indefesa no meio de tantas “tradições” criadas para defender interesses, para legitimar poderes e para sustentar sistemas. E o cerne dessa situação legítima que os profetas encontram é chamada de “fé exodal”, isto é, o reencontro com o verdadeiro DEUS revelado a Moisés, retornando à afirmação central do credo histórico de Israel: “Eu sou Javé teu DEUS, aquele que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão” (Ex20, 2; Dt 5,6).

Portanto, os profetas nos ensinam que os verdadeiros conservadores são aqueles que buscam na ação histórico-libertadora de DEUS a sua inspiração. É a partir daí que eles analisam a situação presente  mostrando assim qual é o projeto de DEUS para o futuro do seu povo.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com






Postar um comentário

0 Comentários