» » » » O Que é Liturgia?



Liturgia (palavra grega) significa: serviço, ação, obra, dirigidos e a serviço do povo. É o culto público da Igreja, que assume oficialmente as palavras e os gestos de JESUS, bem como a fé e os sentimentos do Povo de DEUS, tornando presente e atuante a Obra da Salvação (O termo “liturgia” Antigamente este era muito usado).

Atualmente  é somente empregado para as celebrações da Igreja. A liturgia da Santa Missa é uma ação sagrada pela qual, através de ritos (forma, jeito, etc..) sensíveis, se exercem no Espírito Santo por JESUS Cristo, nosso mediador junto a DEUS, com a Igreja e pela Igreja, para a glorificação de DEUS e a santificação dos homens.

JESUS Cristo, na Santa Missa, é o nosso irmão.

Na Liturgia não se trata de realidades passadas, mas as realidades presentes que acontecem sempre de novo, realidades que acontecem em nós e para nós.

A Liturgia é um acontecer de realidades sagradas e ocultas em forma terrena.  É preciso portanto, antes de tudo, transformar em ação vivencial aquela ação mediante a qual o homem que tem fé, compreende, acolhe e realiza os sinais visíveis e sagrados da graça invisível.

No culto, o homem todo procura entrar em comunhão com DEUS.  Não só a alma, sua inteligência, também seu corpo.  DEUS se revela e se comunica não só pela linguagem falada, mas através de diversos elementos da natureza. Toda a natureza fala de DEUS e pode servir de linguagem para o homem. Por isso, muitos elementos podem servir de sinais litúrgicos que significam e comunica a graça.  Por exemplo: a água no batismo.

JESUS esta presente na liturgia terrestre.. "Para levar a efeito tão grande obra" a saber, a dispensação ou comunicação de sua obra de salvação" Cristo está sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Presente está no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, pois 'aquele que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes é o mesmo que outrora se ofereceu na cruz', quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas. Presente está por sua força nos sacramentos, a tal ponto que, quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza. Presente está por sua palavra, pois é ele mesmo quem fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja. Presente está, finalmente, quando a Igreja reza e salmodia, ele que prometeu:

'Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles' (Mt 18,20)." CIC 1088




Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com


 

Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Você Bem Informado

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página