» » » » » O que é o Jejum? Como Devo Faze-lo?

 “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável come, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.” (Daniel 10, 2-3)




Existem várias formas de se fazer um jejum, mas é importante saber o que é e para que serve o jejum.

A prática do Jejum busca levar a pessoa a se fortalecer diante das tentações. Costumamos dizer que no tempo da Quaresma (quando o jejum é mais comum) é um tempo em que deve prevalecer em nossa vida: o jejum, a oração e a esmola.

Assim sendo, o jejum completo deve ter esses três pontos: Precisamos nos abster de algo que gostamos, devemos nos dedicar a oração e realizar atos de caridade.


Você faz abstinência de algo que gosta por um determinado período, isso lhe torna mais forte diante das dificuldades e tentações que tem que enfrentar.

Vejamos cinco tipos de jejum:

  • Jejum da Igreja
  • Jejum a pão e água
  • Jejum à base de líquidos
  • O Jejum completo
  • Abstinência

Jejum da Igreja

Esse modo de jejuar pode ser praticado por qualquer pessoa.

Você vai tomar o café da manhã e depois fará apenas uma refeição, ou vai almoçar ou jantar. A outra refeição que você não fará será substituída por um lanche simples.

Ao contrário do que se pensa, não se deve passar fome nesse tipo de jejum. Porém, nada de ficar "beliscando" durante o dia. Isso vai ajudar a nos disciplinarmos.

É importante você saber que água e remédio não quebram o jejum. Aliás, é recomendável tomar bastante água durante o período de jejum.


Jejum a pão e água

Nesse jejum, você deve comer pão e beber água. Só isso.

É importante evitar comer pão e beber água ao mesmo tempo, pois, o pão quando comido com água, costuma fermentar no estômago, e pode provocar dor de cabeça.

Coma o pão aos poucos durante todo o dia e beba muita água.


Jejum à Base de Líquidos

Afim de refrear a nossa gula e nos deixar mais disciplinados, é recomendável fazer o jejum tomando somente líquidos.

Temos muitas opções de líquidos que podemos tomar durante esse jejum: chás, sucos, água de coco e etc. Pode se toma-los adoçados com adoçante, açúcar, mel ou mesmo sem adoça-los.


O Jejum Completo

Nesse jejum, não se come nada e só se toma água.

Antes de fazer esse jejum é recomendável que você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.

Nesse jejum completo, é necessário que você tome água muitas vezes ao dia.






Abstinência

Você pode também fazer uma abstinência de algo que gosta, por exemplo, pode para de comer doce durante um determinado período, deixar de assistir TV por um certo tempo, em fim, abrir mão de algo que você goste. Isso, assim como o jejum, servirá para lhe fortalecer diante das tentações e te dá a disciplina necessária para crescer na fé e como pessoa.

Seja qual for a forma de jejum ou abstinência que fizer, que seja para Deus, então, evite falar ou demonstrar para os outros que está fazendo, que isso seja entre você e Deus.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com


Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Você Bem Informado

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página