» » » » » » » Rosário e Bíblia? Existe Alguma Ligação Entre Eles?

“Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração”.
(Lucas 2,19)



O Santo Rosário é uma oração extremamente bíblica, não só pela meditação dos mistérios, onde refletimos várias passagens da vida de Jesus e Maria, mas por conter alguns simbolismos que nem sempre percebemos. Vejamos alguns exemplos:

•    Iniciamos com o sinal da cruz, o sinal de nossa fé.

•    Em seguida rezamos o Creio que é um resumo da doutrina a qual seguimos e cremos. Rezamos essa oração segurando na cruz, lembrando que o Filho de Deus derramou todo o Seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade (João 19,18-34).

•    Na primeira conta do Rosário rezamos a oração que o Senhor mesmo nos ensinou: o Pai Nosso. Essa  conta nos faz lembrar que há um só Deus que é Onipotente, Onipresente e Onisciente ( Mateus 6, 9-13 ).

•    As três contas seguintes nos lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28,19 ).

•    O Rosário tem cinco (5) Mistérios que fazem alusão as 5 Chagas  de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz ( João 19, 18. 34).

•    Cada mistério tem dez (10)  Ave Marias, que nos lembram os Dez Mandamentos que o Senhor Deus mesmo escreveu na tábua de Moisés ( Êxodo 20, 1-21).


•    O Rosário completo  tem 20 mistérios divididos em 4 ciclos de 5 mistérios cada um, sendo:

  • 5 Mistérios Gozosos ( ou da Alegria): onde meditamos os momentos felizes da vida de Maria e da infância de Jesus.
  • 5 Mistérios Luminosos ( ou da Luz): onde meditamos passagens da vida pública de Jesus.
  • 5 Mistérios Dolorosos ( ou da Dor): onde meditamos a Paixão e morte de Jesus na cruz.
  • 5 Mistérios Gloriosos ( ou da Glória): onde meditamos a vitória de Cristo sobre a morte e o mau.

Poderíamos dizer que quem não ama o Rosário, também não ama a Bíblia, e em especial, não ama os Evangelhos que são inteiramente meditados na oração do Rosário.

Não é uma repetição sem sentido a repetição das Ave Marias. Assim como quem está apaixonado não se cansa de dizer para a pessoa amada: “Eu te amo”, também nós não nos cansamos de repetir a nossa declaração de Amor para Nossa Senhora. Cada Ave Maria é um “eu te amo” que saí do fundo do nosso coração.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com



Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página