» » » » » » » O Que é o Dogma da Imaculada Conceição?

“E exclamou em alta voz: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’”.
( Lucas 1,42 )



Um certo dia,  a multidão rodeava a mulher pecadora querendo apedreja-la, quando Jesus disse: “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Houve um grande silêncio, até que, sem que ninguém esperasse, alguém atirou delicadamente uma pequena pedrinha  aos pés de Jesus. Ele levantou os olhos para ver quem tinha atirado aquela pedrinha, e exclamou: “Puxa mãe! Eu não sabia que a Senhora estava aí!”

É claro que esta passagem não está na Bíblia, é uma histórinha catequética que usei para meditarmos sobre o dogma da Imaculada Conceição.

Como bem sabemos, um dogma é uma verdade de fé revelada ( ou proclamada ) pela Santa Igreja.

E o que nos diz a definição dogmática da Imaculada Conceição de Maria?

Nos diz que Maria foi concebida , no seio de Santa Ana, sem o pecado original. Isso porque, Maria Santíssima foi escolhida para ser a Mãe do Salvador, e para tão sublime missão, era conveniente que ela não tivesse jamais provado do pecado, nem mesmo do pecado original.

E só para lembrar, o pecado original é a ausência da graça divina. E todos nós nascemos sem essa graça divina, esta nos é conferida através do Sacramento do Batismo.

Maria foi a única criatura de Deus que foi concebida sem o pecado original.

A Bíblia não fala diretamente sobre a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, mas faz uma breve alusão em alguns trechos, quando, por exemplo; a chama de cheia de graça ( Lucas 1,28 ), ou diz que ela é Bendita entre todas as mulheres ( Lucas 1,42 ).

Nem todas as obras e milagres da vida de Jesus estão descritos na Bíblia. Existe também a tradição apostólica, que narra oralmente vários fatos, de geração em geração. Portanto, nossa fé está fundamentada nas Sagradas Escrituras, mas não somente nelas.

Temos três fontes de fé, são elas:

  • A Bíblia
  • A Tradição Apostólica
  • Magistério da Igreja

A própria Bíblia antes de ser escrita foi ensinada oralmente por muitas gerações.

A nossa fé nos faz crer que Maria Santíssima foi concebida sem pecado. Crer neste dogma, é acreditar que para Deus nada é impossível, e que Sua obra é perfeita.




Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com





Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página