“E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
(Mateus 16,18)

A palavra Conclave vem do latim, cum-clave, e quer dizer: lugar fechado com chaves. A primeira vez que essa palavra foi usada na eleição do Papa, foi em 1271, na eleição de Gregório X. Os padres conciliares, após um ano e meio não tinham chegado a um acordo para a eleição do Papa, estes foram então trancados a chave pelos fiéis até conseguirem eleger o novo Papa. Isso aconteceu em Viterbo na Itália. Daí surgiu o termo conclave.

Atualmente o conclave acontece na Capela Sistina, no Vaticano, entre 18 dias do funeral do Papa falecido. No Conclave entram os Cardeais; não mais de 120 cardeais; com um secretário, mais o secretário, mais o secretário do Sagrado Colégio, um médico, um confessor, um sacristão, alguns encarregados das cerimônias e serventes, que não podem sair enquanto não for eleito o novo Papa.

A votação é secreta, através de cédulas de papéis. Se em uma votação nenhum candidato conseguir o número suficiente de votos, os papéis são queimados com pedaços de madeira úmida, o que torna a fumaça preta. Quando, porém, na votação alguém obtém um número de votos estabelecido, os papéis são queimados sem acrescentar nada mais a eles, e a fumaça sai branca. A fumaça é vista da Praça de São Pedro, por cima do telhado da Capela Sistina.

Antes do anúncio, pergunta-se ao Papa eleito se aceita o pontificado. Em caso afirmativo, daí  em diante adquire a total jurisdição em toda a Igreja Católica, sendo o novo Papa. No mesmo momento, é anunciada da sacada da Basílica de São Pedro a eleição do novo Papa, com as palavras “Habemus Papam” (temos Papa). Imediatamente, o novo Papa, da mesma sacada, concede a benção apostólica: “Ubi ete Orbi” (à Cidade e ao Mundo).

Desde 533, com o Papa João II, existe o costume de o Papa mudar seu nome de batismo, por outro escolhido por ele.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com



Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Você Bem Informado

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página