» » » » » » Um brinde (com cerveja) Para Jesus?



Houve um tempo em que o cigarro era moda, sinônimo de status. As pessoas eram seduzidas por fotos em revistas em que pessoas apareciam fumando. Na TV era muito comum ver pessoas fumando em programas (basta pesquisar alguns vídeos antigos na Internet e você verá como era comum).

Quem trabalhava sabe que muitas pessoas iam ao banheiro para fumar. Eu era criança nessa época, mas fico imaginando como deveria ser ir ao banheiro, chegar lá e ter várias pessoas fumando naquele ambiente fechado.

As propagandas do cigarro eram verdadeiras produções cinematográficas, um cowboy forte, agiu, bonito e é claro, fumando.

Tudo isso era incentivado pelo governo, pois, o cigarro tinha impostos muito altos, e gerava um grande lucro. Ali ninguém falava dos males que esta droga poderia fazer.

Com o passar do tempo foram aparecendo às conseqüências e os prejuízos deste vício: As pessoas começaram a desenvolver diversas doenças; os lucros do governo não cobriam os tratamentos que o próprio governo tinha que bancar no serviço público de saúde; e até o cowboy que era visto como um herói veio a falecer vítima do cigarro.

Era hora de tentar impedir que o mal avançasse ainda mais, pois, o cigarro se transformou em um monstro que destruíra tudo, até o sonho de lucro do governo.

De início proibiram que as propagandas fossem veiculadas na TV antes das 22 horas, até que essas foram extintas.

Foram sendo criadas leis que dificultava as chances de fumar, mais locais foram sendo proibidos (antigamente podia-se fumar em um restaurante, por exemplo).

Passou-se a veicular imagens de pessoas doentes nos maços de cigarros, a fim de conscientizar (ou assustar) as pessoas, mas parece que nem isso adiantou.

Hoje vemos a mesma história se repetir com as bebidas alcoólicas. Ou será que não é sinal de status postar fotos nas redes sociais com um copo (ou uma latinha) nas mãos?

Moças bonitas são associadas às grandes marcas de cerveja, associa-se alguns esportes a bebida alcoólica. E por aí vai.

No Natal vi um padre postar em sua rede social a foto de um copo de cerveja e escrever: “Um brinde a Jesus”. Não seria muito diferente postar uma foto fumando maconha e escrever: “Uma tragada para Jesus”, afinal, já é mais que provado que o álcool é uma droga tão perigosa quanto a maconha, talvez mais perigosa por ser legalizada.

Talvez um dia comecemos a perceber que o álcool é tão perigoso como qualquer outra droga. Algumas propagandas tiveram que alterar seus conteúdos, retirando desenhos e animações por chamarem a atenção das crianças. Quem sabe um dia as propagandas sejam proibidas e nos rótulos sejam veiculadas imagens que mostrem as conseqüências que esta droga traz.

O irmão do cowboy dos comerciais de cigarros viaja o mundo dando palestras contra o tabagismo para evitar que outras pessoas passem pelo mesmo sofrimento dele. Seu irmão conquistou muitos para o cigarro e ele tenta conquistar muitos para a vida.

Eu estou aqui tentando também conquistar muitos para a vida. Faça o mesmo, se esforce em para de beber e principalmente parar de idolatrar a bebida como se fosse uma coisa boa.


Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com


 

Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

8 comentários:

  1. O alccol é a pior de todas as drogas, sinto vergonha por venderem bebida alcoolica na festa e quermese de minha paroquia

    ResponderExcluir
  2. me afastei da igreja por causa da falta de testemunho de padres como esse citado no artigo, não sei porque mas ao ler o artigo vi o meu antigo paraco em minha frente, ele se encaixa direitinho na descrição, acha que beber não é errado e por aí vai

    ResponderExcluir
  3. Todos contra o alcool

    ResponderExcluir
  4. é lastimavel que ainda hajam padres que provam a bebedeira, esses sim deveriam ser alvo de excomunhão

    ResponderExcluir
  5. que os padres do Brasil inteiro leiam esse artigo

    ResponderExcluir
  6. por isso que a igreja católica perde tantos fieis cada vez mais

    ResponderExcluir
  7. sinceramente os padres católicos tem me decepcionado, estou pensando seriamente em deixar a igreja catolica

    ResponderExcluir
  8. A atitude de certos padres decepciona, porém, não podemos esquecer que ainda existem alguns padres, poucos é claro, que são honestos. Nossa oração pelos infiéis

    ResponderExcluir

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página