» » » » » » » » Qual é o lugar do Papai Noel no Natal?



“Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. (Mateus 2,2)
Um personagem que tem presença garantida no Natal é o famoso Papai Noel.

Sabemos que esse personagem é baseado em um santo da Igreja Católica: São Nicolau, que foi bispo de Mira (Lícia) por volta do século IV. Na Alemanha é chamado de Nikolaus e nos países anglo-saxões de São Claus.

A relação entre a história de São Nicolau e o Papai Noel está em um fato bem interessante: Um certo vizinho seu estava passando por uma situação de extrema pobreza, tanto que chegou ao ponto de mandar suas três filhas virgens venderem o próprio corpo para assim não morrerem de fome. São Nicolau para evitar que esse pecado acontecesse, passou três vezes à noite em frente da casa daquele pobrezinho deixando cada vez uma bolsa cheia de moedas de ouro, e com esse dote cada uma das filhas teve um bom marido.

A história do “bom velhinho” que traz presentes na noite de Natal para as crianças que se comportam bem durante o ano perde o seu encanto, quando encontramos ele nos grandes shops convidando para as compras. Isso mesmo, o Papai Noel de hoje não dá presentes de graça, mas incentiva a comprar.

O comércio usa e abusa da imagem do Papai Noel, tanto que ele já não se assemelha com São Nicolau.

No Natal celebramos a primeira vinda de Cristo ao mundo, e nos preparamos para sua Segunda vinda.

No entanto, nos shoppings certamente encontramos o Papai Noel, dificilmente encontraremos um presépio ou uma imagem de Jesus.

Certa vez vi um presépio com as imagens tradicionais: José, Maria, o menino Jesus, os reis magos, os anjos, os pastores, e podem acreditar, ele estava lá: Papai Noel ajoelhado em adoração diante do menino Jesus.

Não é que o Papai Noel não deva fazer do Natal, deve sim, só que ele precisa ficar no seu devido lugar: diante de Jesus em adoração.

Feliz Natal a todos!



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com



Sobre Edmilson Aparecido

Edmilson Aparecido é autor de diversos livros sobre vários assuntos: Religião, Auto Ajuda, Motivação. Escreve artigos para diversos sites, blogs, revistas e jornais. Como comunicador já apresentou diversos programas no Rádio. É compositor de várias músicas. Também é o criador da personagem Érika e Seus Amigos
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. muito fofo esse Papai Noel, muito linda sua mensagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Vemos tantas pessoas escrevendo bobagens contra o Papai Noel, deixem o bom velhinho continuar fazendo parte do Natal, no lugar dele é claro

    ResponderExcluir

Instagram

Fonte de Água Viva

Anti drogas

Curta Nossa Página